segunda-feira, 11 de junho de 2007

Resumo de Loulé

Joana Santos "vinga" Queima das Fitas no 1º dia
Os atletas de Natação Pura do FOCA—Clube de natação de Felgueiras estiveram presentes no 5º Meeting Internacional de Loulé,que decorreu nos passados dias 8,9 e 10 de Junho.
O pequeno grupo do FOCA, fez-se representar no primeiro dia de competição pela atleta Joana Santos que nadou a distancia de 800 metros livres, na qual tinha o objectivo de se classificar para os FOJE. A atleta felgueirense começou a prova ligeiramente atrás da atleta do CNAC Maria Veloso, que também lutava pelo mesmo objectivo. A atleta de Coimbra passou a frente nos 200m com 2.16.70 para os 2.16.98, mas esta vantagem não iria durar muito pois, aos 400m a atleta felgueirense já tomava conta da adversaria passando a 4.39.74 para os 4.40.90 da adversaria. A diferença que era agora de apenas 1 segundo viria a aumentar significativamente, a atleta sentia-se com grande vontade de concretizar os seus objectivos o que se fez notar quando dobrou por completo a prova na passagem dos 600m, a vantagem já era de 6 segundos(7.01.29 para 7.07.77) passando assim em terceiro lugar. Com expirações de ficar em terceiro lugar, Joana Santos nadou os últimos 200m lado a lado agora com a atleta de Viana(Vânia Neves) mas esta iria levar a melhor no final por apenas uma décima, 9.20.19 para os 9.20.29 da atleta do FOCA. Quanto a sua principal adversaria só chegou ao final com 13 segundos de atraso, com o tempo de 9.33.62.
No final da prova o treinador Nuno Garrido estava satisfeito,apesar de estes 9.20 não chegarem pra os 9.16 que a atleta de Coimbra tinha feito na primeira prova de avaliação. Garrido disse que não esperava outro resultado da atleta devido ao trabalho que têm vindo a realizar e que só tem motivos para sorrir pois, a atleta voltou carimbar passaporte para os Campeonatos de Europa do próximo ano.

Joana abre segundo dia
O segundo dia de provas, Sábado, 9 de Junho, começou novamente com a nadadora do FOCA dos 400 metros Livres. Joana Santos, mais uma vez travou um duelo muito interessante com Maria Veloso até aos 200 metros, onde descolou da adversaria finalizando com 4;38,14 a sua adversária de várias provas, Maria Veloso do CNAC com 4;36,67 ganhou a disputa.Esta prova era muito importante, segundo os técnicos do FOCA, visto que o registo dos 800 livres do dia anterior deixavam antever uma grande prova. Ainda segundo os mesmos, esta prova poderá ser um bom indicador para o seleccionador nacional do estado da atleta.

Diogo Queirós tira 3 seg ao seu tempo
Na segunda prova do dia, Diogo Queirós, nadou os 400Est em 4;46,86 melhorando 3 segundos do seu registo obtido no Meeting do Porto (4.49.60). Nesta prova o atleta do FOCA venceu a final B e foi o 5º melhor na distancia. Apesar do 5º lugar e de ter melhorado o seu tempo, Diogo Queirós demonstrava algum descontentamento pois, se tivesse alguém que acompanha-se o seu ritmo durante toda a prova e se a agua não fosse tão gelada teria feito melhor.Os seus treinadores ficaram satisfeitos com o tempo, referindo que nesta altura da época não esperavam melhorias substanciais, ainda mais por se tratar de piscina de 50 metros com condições adversas.

8 décimas separam Diogo Queirós dos Europeus
A campanha do FOCA continuou e desta vez nos 100M com duas presenças masculinas, Dario Ferreira e Diogo Queirós. Dario Ferreira nadou a distancia com o tempo muito perto da sua melhor marca 1;00,69 conseguindo bater o seu rival da distancia, Jorge Roque do Ginásio Figueirense por duas décimas. A outra presença do FOCA foi por Diogo Queirós que depois de ter nadado os 400est percorreu a distancia em 58.40 apurando-se para a final B, o seu "rival" desta prova Diogo Barbosa levou a melhor com o tempo de 58.04. Na parte da tarde já a disputar a final o atleta do FOCA melhora significativamente o seu tempo das eliminatórias para uns fantásticos 57.68 ficando assim, a apenas 8 décimas da marca para os Campeonatos de Europa. Recorde-se ainda que esta era a terceira prova do dia para o atleta.


Joana confirma "FOJE"
O dia não ficava completo sem Joana Santos confirma-se a sue presença nos FOJE. Foi na prova de 200 metros livres que a atleta felgueirense confirmou passaporte para mais uma representação da Selecção Nacional. A atleta do FOCA sem adversarias a sua altura conseguiu nadar a distancia em 2.14.25, arrecadou o 10º lugar da prova. A melhor adversaria foi Sara Cruz em representação do ASAL com o tempo de 2.18.82.



Não há duas sem três
A última sessão do Meeting abriu novamente com a atleta felgueirense a nadar os 400Est femininos. A manha da penúltima sessão de provas ficou marcada pela chuva e pelo frio que se fez passar por todo o aquecimento. A atleta do FOCA, Joana Santos com o tempo de 5.29.00 não conseguiu levar a melhor da sua principal adversaria, Maria Veloso que percorreu a distancia em 5;23.42. Contudo e apesar das condições climatéricas a atleta estava satisfeita com a sua prestação nestes três dias de competição.


Marcelo Pereira mantém seu tempo
Na segunda prova do dia, Marcelo Pereira, nadou os 200B em 2;39,81 mantendo o seu registo obtido na final B no Meeting Internacional do Porto .Apesar de ser 4º melhor júnior da prova e de ter mantido o tempo, Marcelo Pereira demonstrava algum descontentamento pois, esperava melhorar o seu tempo. O atleta queixou-se também da agua "gelada" e da ansiedade porque teve de esperar ate ao ultimo dia da competição para realizar a sua primeira e única prova.
Os seus treinadores ficaram satisfeitos com o tempo, referindo que nesta altura da época não esperavam melhorias substanciais, ainda mais por se tratar de piscina de 50 metros.

Fantástico 6º lugar para Dario Ferreira
A campanha do FOCA continuou na sessão da manhã/tarde. Numa prova que é a sua especialidade, Dario Ferreira conseguiu in extremis arrancar a presença na final A para disputar os 8 primeiros lugares.Na parte da manha nas eliminatórias conseguiu o 7º lugar com o óptimo tempo de 2.12.01. Nunca Dario Ferreira tinha ganho ao seu colega de equipa Diogo Queirós que também nadou nas eliminatórias fazendo o tempo de 2.13.21. O atleta queixou-se da falta de sorte que teve durante a prova pois, no momento em que se engasgou com a agua deixou-o completamente desconcentrado para atacar a parte final da prova. A final fechou a 2.12.08.
Voltando ao "Herói" do dia, Dario Ferreira não se contentou com o 7º lugar e com o tempo das eliminatórias. Aproveitou a hora de almoço para se concentrar enquanto os outros se divertiam na piscina de saltos e esse talvez tenha sido o segredo. Decidido em deixar toda a gente de boca aberta o atleta do FOCA arrecadou o 6º lugar com o tempo de 2.11.52. Foi assim o segundo melhor júnior, perdendo para Hugo Rodrigues do LDC que nadou a distancia em 2.08.17. O pódio fechou em 2.06.65.
No final da provas os treinadores estavam extremamente satisfeitos dizendo que não esperavam outro resultado do atleta devido a todo o empenho que o mesmo tem demonstrado durante a rotina diária.

7 comentários:

Unknown disse...

um meeting 5*! pena a agua ser fria, mas mesmo axim as condições foram propicias a alcancar bons resultados!
demonstramos todos grande atitude perante aquilo k nos pediram!
resultados menos bons foram os 400 da estrelinha e os meus 200mariposa. fica pa prox em k ela consegue baixar os 4.34 e eu os 2.10.

quanto as casas de banho: mts limpinhas e com boas lampadas =D

Anônimo disse...

Ahah! Ja sou referenciado como rival do Dario! E' de notar que eu tenho aos 100M 59.11 mas fiz 1.00.81 por causa da agua gelada xD Quanto aos 200M, tive um problema semelhante ao do Diogo, mas eu em vez de engolir agua tive uma descordenaçao na respiraçao nos 125m que me lixou o resto da prova porque ja nao consegui controlar a respiraçao e tinha bue power pa acelerar... Mas de resto foi tudo muito bom desde o convivio ao aquecimento de domingo de manha com chuva torrencial!

E resta-me deixar os parabens ao Dario pelo tempaço na final!

Abraço pos Fockers

Simão M. disse...

normal, nos tentamos interagir com todos os participante do blog.é uma forma de os cativar.
deixa o teu mail ou entao adiciona o msn do blog: fockers_blogspot@hotmail.com alguma sugestão envia para la.
abraco e obrigado pela tua participação.
ass: bloger

Anônimo disse...

jorge e normal k sejamos rivais..
que eu conheca so 5 nadadores de 90 e k nadam os 200M nos nacionais[eu, tu, mario costa(GDNVNF),jorge carmo(CNCVG)e nuno oliveira(CNVV)..
como eras tu k tinhas o tempo mais proximo do meu...
por mais fraquinhos que sejamos somos rivais :D )
es um porreiraço
abraco

Anônimo disse...

Rivais so mesmo dentro da agua e em competiçao! Fora da agua amizade e desportivismo acima de tudo! Abraço

Anônimo disse...

eh la, daki a pouco comecam os bjinhos! tbm kero =D
gostei da posicao k tomast jorge!

Anônimo disse...

ui.. beijinhos e abraços. lol ja vi gays a comecar por menos ahahaha