segunda-feira, 28 de maio de 2007

Fockers juntam-se as vedetas

FOCA confirma presença na 25.ª edição do Meeting Internacional do Porto, agendado para 2 e 3 Junho na Piscina Municipal de Campanhã, sob organização da Associação de Natação do Norte de Portugal (ANNP).
Apesar da profunda crise que o clube atravessa, atletas e treinadores não querem sequer pensar em puder vir a fechar as portas e não acabarem uma época em que o esforço e dedicação dos mesmos têm na tornado na melhor das ultimas cinco temporadas.


Fockers vão estar em Campanhã com objectivos bem definidos pelo treinador António Silva, que quer assegurar a presença da atleta Joana Santos na comitiva que vai representar Portugal nos FOJE e também a presença dos atleta Diogo Queirós nos campeonatos de Europa conseguindo consequentemente obter o estatuto de alta-competição. Para alem destes objectivos de elevada responsabilidade existem ainda a tentativa de colocar vários nadadores em finais nas diferentes provas conseguindo assim entrar para a historia do clube e como é óbvio melhorar significativamente os seus tempos.




As provas dos "fockers" são os seguintes: Pedro Martins nos 50c; Filipe Marinho nos 50c; Gilberta Barbosa nos 100 e 200m e ainda os 200b; Diogo Queirós 100 e 200m e 400est; Joana Santos 200, 400 e 800l e 100m; Sónia Miranda 400l e 200est; Diogo Rodrigues 200est; Vânia Silva 100 e 200b; André Alves 400l; Marcelo Pereira 200b e Simão Marinho também nos 200b.

NOTA: Os nadadores do FOCA ainda vivem o impasse de saber se os custos da deslocação e refeições são suportados pelos mesmos. Certo é a realização do torneio FelgueirasSincro que vai custar ao clube e a câmara cerca de 8mil euros pois trata-se de um invento internacional. Desta vez a nossa pergunta fica por querer saber como é possível um clube com graves crises económicas, estando mesmo em risco de se eliminar do mapa, gastar dinheiro num invento de pouca importância e por em risco a continuidade das diferentes actividades ate ao final de época????o mais importante é o bom nome das pessoas e não a concretização dos sonhos destes jovens atletas????



A comitiva felgueirense junta-se a um lote de qualidade de nadadores portugueses que vão marcar presença nas «bodas de prata» da principal prova do calendário nacional, integrada na Liga Europeia de Natação (LEN), como Diana Gomes (Amadora), Sara Oliveira (FC Porto), Diogo Carvalho (Galitos), Adriano Niz (Fluvial Vilacondense), Sara Madeira (Colégio Vasco da Gama), Filipa Silva (Amadora), Pedro Oliveira (Rio Maior), Fernando Costa (Leixões), Fábio Pereira (Fluvial Vilacondense), Susana Miguel (Amadora), Nuno Quintanilha (Colégio Vasco da Gama), Carlos Almeida (Amadora), João Araújo (Famalicão) e Henrique Neiva (Fluvial Vilacondense).




Dos 13 nadadores portugueses com mínimos para os Campeonatos da Europa, que se realizam na cidade belga de Antuérpia, de 19 a 22 de Julho, 12 vão competir na prova portuense: Ana Rita Ismael (Colégio Vasco da Gama), Ana Rita Ferreira (Famalicão), Filipa Pinheiro (Escola Desportiva de Viana), João Pedro (Amadora), Jorge Maia (Famalicão), Lara Pinheiro (SFUAP), Miguel Sardinha (Colégio Vasco da Gama), Paulo Araújo (Famalicão), Paulo Santos (FC Porto), Pedro Oliveira (Belenenses) e Ricardo Varela (Naval Setubalense). (Texto in Beba Agua)


Do lote de estrangeiros, o sul-africano Gerhard Zandberg, medalha de ouro nos 50 costas (24.98) nos Campeonatos do Mundo de Melbourne de 2007, na Austrália, é o «cabeça-de-cartaz» do evento, a que se junta o compatriota Cameron van der Burgh, medalha de bronze nos 50 bruços (27.88) nos últimos Mundiais. Destaque ainda para a presença do primeiro nadador norte-americano no Meeting do Porto, Ben Hesen, e para a italiana Segat Francesca, vice-campeã nos 200 mariposa nos Europeus de Budapeste. (texto in ANNP on-line)


Nota ainda para a start-list já disponível com muitos nomes estrangeiros nos primeiros lugares de todas as provas. Os portugueses vão ter de forçar o ritmo ao máximo nas eliminatórias para atingirem a final A. Boa Sorte a todos os participantes.


2 comentários:

Anônimo disse...

a nataçao sincronizada é, aos olhos das outras modalidades, um clube á parte do Foca. Se querem fazer um trabalho bem feito, na minha opiniao, nao devem fazer consideraçoes pessoais num blog onde gente de fora tem acesso. E nao se esqueçam que é a Nataçao Sincronizada que da reconhecimento ao clube. Evento de pouca importancia? Informem-se antes de fazer afirmaçoes desse gerero. E não, as meninas nao andam lá a desfilar para os meninos da natação, como infelizmente algumas pessoas pensam.

Fiquem bem e boa sorte

Simão M. disse...

1º nao a sincronizada é juntamente com a natação pura e com o polo aquatico uma modalidade da grande familia do FOCA.
2º qualquer invento se torna de pouca importancia quando a continuidade do clube fica em causa. Nao por ser da sincro mas sim por por em risco a conclusao da epoca de todos os representantes do clube.
3º nao é a sincro que da reconhecimento ao clube mas sim todos os atletas que o representam e que aceitam o desafio de se dedicarem tdos os dias a uma responsabilidade e a um objectivo assumido, o de tornar o FOCA num clube de topo a nivel nacional e nao a modalidade a,b ou c.
4º dao tao reconhecimento que sao a unica modalidade que fazem "figuras triste" durante os campeonatos. mais importante que uma vitoria é a uniao, é o orgulho de pertencer a este clube, é saber ser dirente de todos os outros mais o melhor de todos...mas n vamos por ai
5º a uniao era o que devia reinar dentro da agua desta piscina mas pelos vistos alguem se julga mais importante que os outros. tao importante que julgas o trabalho dos outros sem antes ter dado a cara.
obrigado pela participacao e muita nivea para a dor de coto. é o recumendado.

Simao Marinho o blogger.