segunda-feira, 30 de abril de 2007

Entrevista a Adriano Niz


"Depois de Atenas, Pequim nunca mais me saiu da cabeça".

Adriano Niz, nascido a 5 de Março de 1986, é natural da Póvoa de Varzim, começou a nadar aos 7 anos por indicação medica e aos dez anos já competia pelo Clube Fluvial Vilacondense. Já arrecadou 92 recordes nacionais e 25 internacionalizações. Estuda na FCDEF(Faculdade de Desporto) e recentemente tornou-se empresário e modelo. Niz e talvez um dos nadadores mais completo a nível nacional, nada essencialmente crwal e mais recentemente mariposa.
Ficam aqui as nossas perguntas:
P: Já conhecia o blog dos “fockers”? Desde quando?
R:
Sim. Conhecia através de uns amigos que divulgaram este blog. Não tenho bem preciso o tempo mas logo desde os primeiros momentos da existência do mesmo.

P:E o que pensa deste espaço?
R:
Acho que está um espaço interessante, divertido e com notícias do clube em questão. Penso que é mais uma boa iniciativa para a divulgação da natação. E penso que quem dispensa o tempo neste blog irá desempenhar um bom papel.

P:Com que idade começou a praticar natação e porquê?
R:
Comecei apartir dos 7 anos devido a uma doença de problema respiratório. (asma)

P:O que sacrifica pela natação?
R:
Hoje em dia para se ter sucesso em algo tem-se sempre de deixar um pouco algo para trás. A competitividade em tudo é enorme. Eu tento sempre conciliar até aos limites tudo em que estou envolvido, mas cada vez é mais difícil. E por vezes temos de tomar algumas decisões que pensamos que seja a mais acertada. E perante o que eu já consegui atingir na natação, agora os estudos ficam um pouco secundários, mas claro que em tudo que eu puder vou estar envolvido até ao limite. E também, actualmente estou um pouco virado para o meu ramo comercial. Que é uma loja de desporto de natação e fitness (OLIMPIKOS).

P:Quais os seus objectivos?
R:
Será atingir os mínimos de participação nos Jogos Olímpicos de Pequim em 2008

P:Como classifica a sua participação nos Camp. Mundiais?
R:
Não foi muito positiva. Tinha em mente conseguir uns resultados mais do meu agrado e mostrar o valor e confiança que as pessoas depositaram em mim. Infelizmente não foi assim e agora temos de olhar para a frente e aí virão novos desafios e competições.

P:Sabemos que esteve lesionado muito pouco tempo antes desses campeonatos. Achas que teve muita influência nos resultados?
R:
Na altura dos mundiais já não estava lesionado mas essa lesão influenciou um pouco os meus treinos e aí puder tirar o máximo rendimento deles para os aplicar nas competições.

P:Como encaras-te essa lesão ?
R:
Uma lesão nunca é fácil de suportar. Ainda por cima tão perto de uma competição importante. Mas tentava fazer o meu melhor em todos os campos e assim colmatar algumas falhas possíveis. Tentava também não focalizar o pensamento para esses aspectos negativos

P:Pequim 2008 está muito longe ou já não te sai da cabeça?
R:
Desde que tive nos jogos de Atenas em 2004, Pequim 2008 nunca mais saiu da minha cabeça.

P:Já se falou da possível transferência da equipa júnior do FOCA para o CFV o que tem a dizer sobre isso?
R:
Penso que qualquer atleta é bem vindo ao nosso espaço e os atletas do Foca não seriam excepção. Por conhecimento próprio desses atletas diria que poderiam ser uma mais valia para todos. Tanto para a equipa do Foca que ao entrar num novo ambiente poderia sofrer evoluções e nós porque teríamos um grupo mais forte e como tudo na vida, aprendemos sempre uns com os outros.

P:Já agora o que pensa dessa equipa e dos treinos em conjunto na Póvoa?
R:
Acho que é uma iniciativa engraçada e perdesse um bocado a monotonia diária, e a equipa do Foca começa a ter bons valores na natação e isso ajuda nos treinos, a conseguir-mos superar uns aos outros, e a competitividade saudável que existe dentro de agua torna-nos melhores.

P:Para terminar, queres acrescentar alguma coisa? Ou deixar alguma mensagem aos visitantes deste blog.
R:
Desejo apenas todo o sucesso ao vosso blog e que continuem a evoluir como a vossa equipa do Foca.

Um comentário:

Simão M. disse...

realmente ter sido o simao eleito parece que criou gand preocupacoes aos leitores.
volto a dizer que os criterios para a nomeacoes sao sp os mesmos seja para A,B ou C...
a joana foi eleita nao pela prestacao nos nacionais mas sim pq voces(votantes) o quiseram...
para mais esclarecimento o msn do blog ta activo.